domingo, 18 de novembro de 2007

IDEOGRAMAS CHINESES


Um pouco de história do idioma Chinês



Os ideogramas chineses surgiram há cerca de 4500 anos atrás. Com o passar dos anos, no entanto, foram se simplificando. Durante a Revolução Chinesa, foi criado uma versão simplificada dos ideogramas que hoje é utilizada na China e em Singapura, enquanto a versão tradicional é utilizado em Taiwan, Hong Kong.
O ideograma chinês é chamado de Hanzi (kanji em japonês). Esses ideogramas é também usado em parte pelos idiomas japonês e coreano.
Ao contrário do nosso alfabeto latino, onde a letra identifica um som mas não dá qualquer informação sobre seu significado, em chinês cada ideograma tem um significado, mas não um som. Ou seja, a não ser que você saiba o som de um ideograma, você não pode saber qual é o som apenas olhando para ele, mas pode saber o significado. Isso faz com que os vários dialetos possam ler um mesmo texto, mesmo que sua pronúncia seja diferente. Cada ideograma chinês normalmente corresponde a uma sílaba.
Os ideogramas chineses se originaram de desenhos. No entanto, milhares de anos depois, apenas alguns poucos ainda guardam alguma semelhança, como o caractere para árvore, por exemplo: (mù).
O número de ideogramas chineses é bastante grande, se comparado com o alfabeto brasileiro, de apenas 23 letras. Ao contrário do português, uma pessoa não precisa saber todos os caracteres para poder ler um texto em chinês. Na verdade, praticamente nenhuma pessoa é capaz de ler todas os caracteres. Normalmente, o número conhecido por alguém varia de acordo com a escolaridade dessa pessoa. Deste modo, somente alguém graduado pode ler um texto técnico, por exemplo.
O chinês era inicialmente composto por cerca de 50.000 ideogramas. Os sistemas de computador hoje incorporam cerca de 6.500 na China e 13.000 em Taiwan. Para que se leia um jornal comum, é necessário o conhecimento de 3.000 ideogramas chineses (ou 4.000 em Taiwan). Uma pessoa é considerada alfabetizada na China caso conheça 2.000 ideogramas específicos.
Antigamente os caracteres eram escritos somente verticalmente, de cima para baixo. Hoje, os ideogramas chineses podem ser escritos horizontalmente, da esquerda para direita como nos idiomas ocidentais.

(Extraído do site: www.kotaitai.com.br)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...